Deputados pedem celeridade para prorrogação da Zona Franca de Manaus

Deputados do Amazonas em reunião com o presidente da Câmara, Henrique Alves - Foto: João Batista (CD)

Em reunião com o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), os deputados Dr. Luiz Fernando (AM) e Carlos Souza (AM), defenderam, nesta quarta-feira (23), a inclusão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 103/11, que prorroga os benefícios tributários da Zona Franca de Manaus por mais 50 anos, na pauta de votação do plenário.

Se a proposta for aprovada pelo Congresso, os benefícios que terminariam em 2023, se estendem para 2073. Segundo Dr. Luiz Fernando, uma nova reunião, anunciada para a próxima semana, deve determinar a data oficial de inclusão da pauta na Câmara. Ele acredita que o pedido foi bem aceito pelo presidente. “Ele conhece bem a importância da questão para o Amazonas e os estados da região Norte. Sabe que não precisa alterar nada. É só manter e prorrogar”, pontuou.

O presidente recebeu documentação com fatores que justificam a prorrogação da Zona Franca feita por todos os deputados da bancada do Amazonas. Para Carlos Souza, o prazo de 50 anos é essencial para atrair investidores. “Não adianta prorrogar por sete ou oito anos que o capital não vai para lá. Todo empresário tem receio de investir em curto prazo”, justificou.

Segundo os deputados, atualmente, 450 mil pessoas estão diretamente e indiretamente ligadas à Zona Franca de Manaus.

Danielle Marques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *