Em sessão solene na Câmara, os deputados Arolde de Oliveira (RJ), Sérgio Brito (BA) e Hugo Napoleão (PI), vice-líder do PSD, foram agraciados nesta quarta-feira (9), com a Medalha Assembleia Nacional Constituinte (Prata). Os parlamentares participaram da elaboração da Constituição de 1988 que, no último sábado (5), completou 25 anos de sua promulgação.
“Foi um momento histórico que marcou o fim de um período autoritário do nosso país e a consolidação de um sistema de liberdade democrática. Fico muito feliz de ter contribuído no processo”, afirmou Arolde.
Sérgio Brito, que com 29 anos foi um dos parlamentares mais jovens a assinar a Carta Magna, destacou a importância de comemorar a conquista e agradeceu a comenda. “Estou muito feliz e orgulhoso de pertencer a história desse país”.
A presidente Dilma Rousseff e os presidentes Renan Calheiros (Senado), Henrique Eduardo Alves (Câmara) e Joaquim Barbosa (STF) foram agraciados com a medalha de ouro.
Essa é a oitava Constituição do Brasil. O texto foi promulgado pelo então presidente da Câmara, deputado Ulysses Guimarães, com 474 votos favoráveis, 15 contra (todos de constituintes do PT) e seis abstenções.
Luís Lourenço