O líder do PSD, deputado Rogério Rosso (DF), enalteceu a forma como o ministro Guilherme Afif Domingos (Micro e Pequena Empresa) tem conduzido os trabalhos da pasta. “A micro e pequena empresa é essencial para o país do ponto de vista econômico. Independente dos grandes negócios, das grandes indústrias, o pequeno empreendedor é quem realmente consolida a economia e permite preços mais acessíveis à população. E não há ninguém melhor do que o Afif para entender os anseios desta classe.”
Afif Domingos (Micro e Pequena Empresa) apresentou, nesta quinta-feira (19), durante comissão geral no Plenário da Câmara, um balanço de suas ações à frente da pasta e aproveitou para antecipar um novo projeto que deve ser implantado no segundo semestre deste ano: o Pronatec Aprendiz.
“Já estamos autorizados pela presidência a incluir o Pronatec Aprendiz no nosso programa de trabalho. O programa é basicamente um curso de acompanhamento de estágio. A empresa que contratou o menor aprendiz paga o seu salário, e o governo federal fica com o custo deste curso. Os detalhes vamos anunciar muito em breve”, adiantou o ministro.
Afif também afirmou que aguarda uma negociação do Planalto com o Congresso para a votação do projeto que eleva o teto do Supersimples (PLC 448/14). A proposta aumenta em até 400% o teto da receita anual para enquadramento de micro e pequenas empresas no regime tributário reduzido, de R$ 14,4 milhões de acordo com o texto.
O deputado Walter Ihoshi (SP), quarto vice-presidente da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, destacou a evolução do microempreendedorismo, principalmente em momentos em que o país andou na contramão do crescimento. “O momento é de turbulência na economia. E sabemos que, com base em dados divulgados pelo próprio ministério, as micro e pequenas empresas resistiram a essa dificuldade de crescimento econômico e tiveram um reflexo positivo”, ressaltou.
Renan Bortoletto