Rômulo Rocha*
O deputado federal Júlio César (PSD) esteve em audiência com o ministro das Minas e Energia, Edson Lobão (PMDB), durante a manhã desta quarta-feira (12), para tratar sobre a possibilidade de aproveitamento por parte da Petrobrás de minério originário do Piauí – denominado Atapulgita – para perfuração de poços de petróleo no mar.
“A ideia foi pedir ao ministro que fizesse um entendimento junto à Petrobrás e ao seu centro de pesquisa para que possa aproveitar na perfuração de poços de petróleo a nossa Atapulgita, de Guadalupe, numa das atividades em expansão no País, que é atividade petrolífera”, falou.
Atualmente, a Atapulgita, que é um minério industrial, está sendo utilizado somente para medicamento e coloração de óleos vegetais. “E não para o principal consumo que é a utilização na perfuração de poços de petróleo no mar”, concluiu o parlamentar.
Segundo Júlio César, a Petrobrás já usou o minério em caráter experimental. “Mas nós queremos que ele seja utilizado em caráter industrial”, pontuou.
* Assessor de imprensa do dep. Júlio César