Delegado Éder Mauro: drogas são maior causa de assassinato de jovens

Deputado Delegado Éder Mauro (PA) - Foto: Cláudio Araújo

Deputado Delegado Éder Mauro (PA) – Foto: Cláudio Araújo

O envolvimento com as drogas tem sido, na opinião do deputado Delegado Éder Mauro (PA), o principal motivo de atos violentos e mortes de jovens com idade entre 12 e 24 anos. O assunto foi debatido, nesta terça-feira (7), durante reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a violência contra jovens negros e pobres.

“Com mais de 30 anos de experiência profissional, constatei que entre 85% e 90% das execuções de jovens são decorrentes do envolvimento com drogas ou com o tráfico. O problema está no combate, em como diminuir os pontos de venda”, disse.

Para o parlamentar, a CPI deve caminhar ao lado das estatísticas de departamentos de segurança pública. “Temos que visitar todas as secretarias de segurança, as divisões de homicídio dos grandes centros e puxar inquéritos policiais para que possamos identificar o real motivo. Tenho certeza que a maior parte estará ligada às drogas. Assim, vamos ter um retrato fiel da materialidade do que está acontecendo”, sintetizou.

O agravamento dos índices, de acordo com o deputado, também se deve ao baixo nível de investimento em políticas públicas. “Nossos gestores, aqueles que têm poder político e financeiro, devem tirar a venda dos olhos, enxergar o que de fato está acontecendo e agir na raiz do problema.”

Renan Bortoletto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *