O deputado Danrlei de Deus (RS) foi eleito presidente da Subcomissão Especial do Plano Nacional do Desporto, vinculada à Comissão de Esporte, nesta quinta-feira (9). O parlamentar indicou o deputado Evandro Roman (PR) para ser o relator do colegiado.
Segundo Danrlei, o objetivo é debater as diretrizes do esporte no Brasil. “Criar um programa que nos permita idealizar a prática para o futuro do país. Para que podermos ter, cada vez mais, atletas em condições de ganhar medalhas, e de ser grandes. Se não chegar a isso, que tornem-se, ao menos, cidadãos de bem, que é o mais importante quando falamos em desporto educacional”, justificou.
Roman destacou que pretende conduzir os trabalhos unindo esporte, educação, saúde e ciência e tecnologia. “É preciso desenvolver do esporte escolar ao de alto rendimento. Esse debate vai contribuir para que se construa um sistema nacional de incentivo ao esporte, à educação, à saúde preventiva e à formação de atletas”, disse.
O deputado Fábio Mitidieri (SE), um dos autores do requerimento que propiciou a criação da subcomissão, afirma que uma das metas é oferecer mais infraestrutura aos municípios e estados, dentro de uma base que é o plano do desporto. “O lado social dos programas do governo são muito bons e agora estamos trabalhando na infraestrutura que o país não tem. A Copa do Mundo e as Olimpíadas têm de funcionar como um legado e impulsionar o salto de qualidade”, salientou.
O ministro George Hilton (Esporte) participou, também nesta terça-feira, de audiência pública na Comissão de Esporte e afirmou que até o próximo semestre vai enviar ao Congresso uma proposta que cria o Sistema Nacional do Esporte. O objetivo é dar suporte e subsídios aos deputados da subcomissão e propiciar um debate democrático.
Jaque Bassetto