O deputado federal Danrlei de Deus (PSD-RS) foi designado relator do Projeto de Lei nº 7.377/2010, do Poder Executivo, na Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, que concede um prêmio especial e uma renda mensal aos jogadores campeões mundiais de 58/62/70.
De acordo com a proposta, serão beneficiados tanto os titulares como os reservas daquelas seleções e os que abandonaram os gramados sem recursos financeiros para manterem uma vida digna ou que disponham de recursos limitados.
Danrlei é ex-jogador profissional. Defendeu o Grêmio, de Porto Alegre, por 10 anos, mas jogou também no Fluminense, Atlético-MG, Beira-Mar, de Portugal, São José, de Porto Alegre, Brasil, de Pelotas e se despediu do futebol em 2009. Conquistou muitos títulos, alguns internacionais.
Pouco depois de confirmar a sua aposentadoria, optou por se candidatar a uma vaga de deputado federal nas eleições do ano de 2010. Foi eleito com mais de 170 mil votos, tendo sido, no Rio Grande do Sul, o quarto candidato mais votado. Está filiado ao PSD desde setembro do ano passado.
Ele vai relatar o PL que fixa em R$ 100 mil o prêmio para cada um dos campeões mundiais nas três oportunidades e que deverá ser pago de uma só vez. Serão beneficiados os ex-jogadores ou os seus familiares. Outro benefício proposto é que esta quantia estará isenta do imposto de renda ou da contribuição previdenciária. A fonte pagadora é o Ministério do Esporte.
Já o auxílio especial será pago mensalmente. É para complementar a renda do jogador que será beneficiado, até que seja atingido o valor máximo de salário de benefício da Previdência.
Ainda de acordo com a proposta do Governo, se o ex-profissional falecer, o beneficiário passa a ser a esposa, ou companheira e os filhos menores de 21 anos ou inválido, desde que a invalidez seja anterior à data em que completarem a data limite.
Da Redação