CPI dos animais aprova convocação de presidente da Cristália Farmacêutica

A CPI que apura casos de maus-tratos a animais aprovou, nesta quinta-feira (24), requerimentos (79/15 e 80/15) do presidente do colegiado, deputado Ricardo Izar (SP).  O primeiro convida o ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Machado Rezende, e o ex-secretário do ministério, Luiz Antônio Barreto, além de convocar o presidente da Cristália Farmacêutica, Ogari Pacheco para prestar esclarecimentos.

“De acordo com dados divulgados no Portal da Transparência, em 2012, o Instituto Royal, sequer cadastrado no órgão federal de controle, o Concea (Conselho Nacional da Experimentação Animal), recebeu o repasse de R$ 5.249.498,52, do ministério para suposta aplicação em ‘inovação tecnológica’. A Cristália, por sua vez, teve envolvimento como cliente e apoiador técnico, financeiro e político do Instituto Royal. Esses depoimentos são fundamentais para nossas investigações”, afirmou Izar.

O parlamentar também solicitou cópia do procedimento policial instaurado contra a Beatriz Rondon, que teria realizado um “safari legal”, na fazenda Santa Sofia, no Mato Grosso do Sul. “Vídeos divulgados por turistas nas redes sociais mostram a caça de uma onça pintada. Estrangeiros pagavam para ir até a fazenda realizar a matança de onças. O fato é espantoso, porque a investigada também é presidente da Sociedade para a Defesa do Pantanal, uma organização não governamental (ONG) de defesa do meio ambiente. Precisamos saber quais os procedimentos adotados para incluir em nosso relatório.”

Carola Ribeiro

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *