CPI da Petrobras: Silas Câmara quer discutir compra e venda de ativos

Deputado Silas Câmara (AM) - Foto: Heleno Rezende

A compra e venda de ativos (bens e direitos) da Petrobras também será debatida na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga irregularidades na estatal. A solicitação foi feita pelo deputado Silas Câmara (AM), nesta terça-feira (24), que considerou, após oitivas realizadas pelo colegiado, que essas informações serão importantes para a condução dos trabalhos.

“Já que todos os que prestaram esclarecimentos afirmaram que o furto na empresa não era dentro do universo dos contratos e, sim, na distribuição do lucro, vejo um novo tema para incluir na pauta da CPI. Solicitei ainda que documentos e informações recebidas fora das reuniões abertas, pelo relator e sub-relatores, sejam encaminhados para os membros titulares”, justificou o deputado.

Baseado em investigações do Tribunal de Contas da União (TCU), Silas afirmou que quer contribuir com a sub-relatoria que analisa assuntos internacionais, em especial, sobre a perfuração de poços para extração na África. “Quero saber para quem a Petrobras vendeu ativos, quem foram os compradores e os valores negociados tanto na aquisição quanto na revenda. Se um ativo for vendido por R$ 1 bi e um ano depois for revendido por R$ 7 bi algo está errado. Os próprios preços denunciam se há distorção ou não.”

Nesta quinta-feira (26), o colegiado vai ouvir o depoimento da ex-presidente da estatal, Graça Foster. Estão agendadas para a próxima semana as oitivas do gerente da refinaria Abreu e Lima, Glauco Legatti, e do diretor da companhia Gás e Energia, Hugo Repsold.

Carola Ribeiro

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *