Preocupado com o atendimento específico destinado às pessoas com doenças raras e autoimunes, o deputado Expedito Netto (RO) enviou, nesta sexta-feira (20), ofício ao ministério da Saúde. O deputado pede atenção especial e imediata a estes pacientes durante a pandemia do coronavírus que atinge o país.
No documento, Expedito aponta como alarmante a atual falta de produtos de higienização, como, por exemplo, o álcool gel. “Existem cerda de 13 milhões de pessoas com doenças raras ou autoimunes. A dificuldade no acesso aos medicamentos e a falta de insumos como, máscaras de proteção, colocam esses cidadãos em situação de vulnerabilidade extrema e risco eminente de óbito.”
Para o deputado, algumas medidas devem ser tomadas pelo ministério e direcionadas a atender esses cidadãos. “Solicito apoio no sentido de que seja analisada a possibilidade de inclusão nos processos licitatórios do ministério a aquisição de mascaras específicas para esses pacientes e que sejam distribuídas nas redes públicas de saúde, mediante comprovação”, argumentou Expedito Netto.
O ofício apresentado foi protocolado pelo órgão e encaminhado para análise do ministro Luiz Henrique Mandetta.
Diane Lourenço