O Conselho de Ética da Câmara, presidido pelo deputado Ricardo Izar (SP), realizou sorteio para a escolha dos relatores de três processos enviados pela Corregedoria-Geral da Casa contra os deputados Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO), Devanir Ribeiro (PR-SP) e Eudes Xavier (PT-CE).
Para cada processo foram sorteados três nomes que serão analisados pelo presidente para a indicação dos relatores. “Pretendo dar celeridade a este processo e ter uma definição até a próxima segunda para que os trabalhos sejam efetivamente iniciados”, afirmou Izar.
Acusado de envolvimento com o bicheiro Carlinhos Cachoeira, Carlos Alberto Leréia teve o seu processo encaminhado pela Mesa Diretora da Casa. O parecer do relator, deputado Jerônimo Goergen (PP/RS) aponta quebra de decoro parlamentar.
A representação contra Devanir Ribeiro foi encaminhada pelo Democratas. O parlamentar é acusado de agredir verbal e fisicamente o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS).
Já o processo de Eudes Xavier, enviado pelo PSB, foi motivado por acusações que o deputado fez em plenário contra o governador do Ceará, Cid Gomes; seu irmão, o ex-governador Ciro Gomes; o chefe de gabinete do Governo do Estado, Arialdo Pinho e o secretário estadual de Segurança, Francisco Bezerra.
O sorteio foi efetuado na sala da presidência do colegiado. Da pauta constava ainda a eleição da mesa diretora que precisou ser adiada. “Esperávamos que as coisas ocorressem como programado. Como não foi possível, fica para a próxima semana. Vida que segue”, afirmou Izar.
Hélio Oliveira