Conselho de Ética arquiva processos contra deputados do PT da Bahia

Deputado José Carlos Araújo (BA) - Foto: Cláudio Araújo

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar arquivou, nesta terça-feira (2), as representações contra três deputados do PT da Bahia, acusados pela presidente da ONG Instituto Brasil, Dalva Paiva, de desvio de dinheiro. Durante a discussão dos relatórios, o deputado José Carlos Araújo (BA) afirmou que a denúncia foi fantasiosa e utilizada para prejudicar os parlamentares durante as eleições, em outubro.

“Essa senhora queria era um fato político para enxovalhar os deputados baianos. Após fazer a denúncia, ela pagou seus débitos, viajou para a Europa e até hoje não voltou para dar nenhuma satisfação, nenhuma justificativa. O Conselho de Ética está de parabéns por ter feito justiça.”

Os representados Nelson Pellegrino, Rui Costa e Afonso Florence foram absolvidos pelos respectivos relatórios dos deputados Wladimir Costa (SD-PA), Ronaldo Benedet (PMDB-SC) e Roberto Teixeira (PP-PE). Todos os relatores justificaram que a matéria publicada na mídia não possui elementos que comprovem participação dos parlamentares o que, segundo eles, “representa falta de justa causa”.

Regulamento

Um pedido de vista adiou a discussão sobre a reforma no regulamento do colegiado para o dia 9 de dezembro. O presidente do conselho, deputado Ricardo Izar (SP), destacou que as mudanças são necessárias para evitar dúvidas durante a análise dos processos. “É importante votar essas alterações porque teve muita discussão durante esse mandato. Vamos ajustar alguns pontos como o prazo para vista e definir se o adiamento será em sessões ou dias úteis. A intenção é deixar o regulamento mais funcional.”

Carola Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *