O deputado Herculano Passos (SP), vice-líder do PSD, presidiu audiência pública, nesta quarta-feira (8), na Comissão de Turismo (CETUR), que discutiu medidas para a manutenção do fluxo de estrangeiros turistas no país após os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Participaram das discussões representantes do governo e de entidades privadas.
Para o parlamentar, a questão está diretamente ligada aos investimentos em publicidade. “Os jogos serão um evento tão bom para o Brasil quanto foi a Copa, mas a divulgação do país como ponto turístico não pode parar”, avaliou Herculano.
O conselheiro da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Alexandre Sampaio, defendeu que o governo e a iniciativa privada têm que aproveitar a presença da imprensa mundial para incrementar a divulgação.
“É uma oportunidade de convidarmos milhares de jornalistas para visitarem pontos turísticos e gerarem essa demanda para os canais de comunicação e para os espectadores de fora. É uma forma de divulgação praticamente gratuita”, disse Sampaio.
José Antônio Parente, presidente substituto do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur) destacou que os investimentos em publicidade são escassos e que é um dos principais problemas a serem solucionados.
“Em 2015, a empresa investiu 17 milhões de dólares em promoções. O México investiu 477 milhões de dólares e o Equador, um país pobre da América Latina, 96 milhões. Então nós esperamos, com o apoio da Câmara, reverter essa questão do financiamento dessas promoções. Sem divulgação do Brasil no exterior, nós não conseguiremos aumentar o fluxo do turismo”.
Demétrius Crispim