Comissão de Esporte discute uso de piso de madeira em quadras esportivas

Deputado Evandro Roman (PR) - Foto: Cláudio Araújo

Deputado Evandro Roman (PR) – Foto: Cláudio Araújo

O deputado Evandro Roman (PR) presidiu, nesta quarta-feira (30), audiência pública na Comissão de Esporte (CESPO), que discutiu o Projeto de Lei 1.494/15, de autoria do deputado Goulart (SP), que pretende proibir o uso de pisos de madeira nas quadras para prática desportiva. Roman, relator da matéria, defendeu a regulamentação, com especificações claras para a utilização do piso de madeira, como forma de prevenção de acidentes.

Goulart justifica seu projeto, citando uma série de acidentes graves ocorridos durante jogos em quadras com piso de madeira, inclusive com óbito, como em 2010, quando um pedaço do piso se soltou e perfurou o intestino de um atleta durante partida de futebol de salão na cidade de Guarapuava (PR).

Para Roman, a regulamentação, ao invés da proibição, é o melhor caminho. “Por meio dela vetaremos o uso de certos tipos de piso de madeira que não se adequem às normas de segurança.”

O representante da Federação Paranaense de Futebol de Salão, Carlos Zaremba, relatou à Comissão que existem pisos de madeira utilizados em ginásios no Paraná que atendem a normas internacionais de aplicação e utilização e que, em vários países, o piso de madeira é o padrão para a prática da modalidade. Ele defendeu a necessidade de concessão de prazo para que os pisos eventualmente proibidos possam ser substituídos sem prejuízo para a prática desportiva.

“A Federação Paranaense é bem clara em seu posicionamento. Devemos normatizar, mas no caso de proibição, que seja concedido um prazo bem elástico, para que possamos nos organizar junto aos órgãos públicos, responsáveis pela maior parte das quadras e ginásios. De outra forma, a prática do esporte ficará inviável”, disse Zaremba.

Demétrius Crispim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *