O Projeto de Lei 2.976/11, de autoria do deputado Felipe Bornier (RJ), que determina a realização do teste de impacto (crash test) em modelos de veículos automotores fabricados ou montados no país, foi aprovado, nesta quarta-feira (12), pela Comissão de Viação e Transportes (CVT).
“O teste de impacto é um procedimento de segurança adotado internacionalmente. Aqui no Brasil, somente alguns modelos passam por esse teste. Isso é muito preocupante. A aprovação dessa medida é importantíssima para reduzir possíveis danos a condutores e passageiros em colisões de trânsito”, argumentou Bornier.
Pelo texto, os veículos terão de comprovar sua capacidade de resistência ou modo de enfrentamento de estrutura frente às colisões. O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) será o responsável por acompanhar os exames.
“Os custos com o tratamento e a recuperação de vítimas de acidentes de trânsito são elevadíssimos. Essas despesas poderiam ser consideravelmente reduzidas se os veículos fossem produzidos com maior resistência ou modo de enfrentamento aos choques mais adequado”, defendeu o parlamentar.
O texto segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).
Luís Lourenço