A comissão especial destinada a estabelecer diretrizes para a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 454/09, que organiza a carreira única de médico de Estado aprovou, nessa quarta-feira (12), requerimentos (3 e 4/2013) do relator do colegiado, deputado Eleuses Paiva (SP). O parlamentar propôs a realização de audiências públicas para ouvir governo, entidades e médicos com o objetivo de filtrar as reivindicações. “O intuito é chamar quem detém a força de trabalho que são as entidades médicas, associações, conselhos e sindicatos, além dos estados e municípios que precisam desses serviços”, disse.
Outra proposta do parlamentar acatada pelo colegiado é a realização de seminários em 13 estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “O Brasil é um país grande e precisamos conhecer as necessidades de cada estado para elaborar um relatório próximo à nossa realidade. No primeiro momento vamos contemplar os estados que possuem número significativo de médicos para que, eventualmente, possamos deslocá-los para os rincões do país”, afirmou Eleuses.
José Bonamigo, tesoureiro da Associação Médica Brasileira (AMB) está confiante na aprovação da PEC, e disse que o plano de carreira além de sanar o problema da inadimplência representa para a classe a estabilidade tão desejada. “É comum um médico estar trabalhando em um determinado município, no posto de saúde, e deixar de receber ou atrasarem sua remuneração. O plano garante progresso na carreira para aqueles que vão exercer suas atividades em lugares mais afastados”.
Para Eleuses, o mais importante é levar aos confins do país profissionais capacitados e satisfeitos.
Carola Ribeiro
[audio:http://www.psdcamara.org.br/audio/dep_eleuses_paiva_comissao_aprova_audiencias_publicas_para_discutir_pec_454_13-06-2013.mp3]