Com o apoio dos parlamentares do PSD, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi reeleito, em primeiro turno, para o cargo de presidente da Câmara para o biênio 2017-2018.
Integrando um bloco com 13 partidos, o PSD já havia declarado oficialmente que apoiaria Maia. O líder da legenda, deputado Marcos Montes (MG), disse que a recondução de Maia garante estabilidade política e governabilidade ao país.
“A candidatura de Maia se apresentou como a melhor para o país. Teremos debates profundos, mas com bom senso para buscar aquilo que o Brasil precisa”, ressaltou Montes.
Garantir o crescimento econômico é a tônica defendida por Joaquim Passarinho (PA). O parlamentar também alertou que temas importantes serão pautados nesta legislatura e que é necessário um debate profundo e democrático.
“Temos que nos debruçar sobre a reforma da previdência e da reforma trabalhista, e tratar com seriedade a questão da segurança pública. Porém, nada é tão importante quanto a geração de emprego e renda.”
Rômulo Gouveia assume 4ª Secretaria
A 4ª Secretaria da Mesa Diretora será comandada pelo deputado e vice-líder do PSD, Rômulo Gouveia (PB). O parlamentar teve candidatura única ao cargo e teve 433 votos.
“Só aumenta minha responsabilidade em honrar a confiança de todos os partidos e deputados que me escolheram. O PSD ocupa lugar de destaque no cenário político, e nossa meta é crescer cada vez mais.”
Gouveia também disse ter uma relação muito boa com o presidente reeleito, Rodrigo Maia. “Temos a promessa de relatar importantes matérias e formar uma base cada vez mais expressiva”, completou.
A 4ª Secretaria é responsável por distribuir e administrar os apartamentos funcionais da Câmara, propor a compra, venda, construção e locação de imóveis e encaminhar à Diretoria-Geral (DG) a concessão de auxílio-moradia aos deputados que não fazem uso dos imóveis funcionais.
Renan Bortoletto