O deputado César Halum (TO) passa a ser o primeiro parlamentar do Tocantins a publicar na internet o contracheque com as informações sobre os vencimentos que recebe no cargo eletivo. O documento, com todos os detalhes, foi publicado nesta quinta-feira (16), no site do deputado e em suas contas do Facebook. Halum diz que o objetivo desta ação é fazer com que todas as dúvidas quanto aos vencimentos dos parlamentares sejam esclarecidas. “Estamos na era da Lei de Acesso à Informação Pública e essa atitude é para incentivar ainda mais a transparência no Brasil”.
Halum informou que os contracheques serão publicados mensalmente. “A população, que paga os impostos, tem o direito de saber como os recursos públicos são aplicados, inclusive no pagamento de salários de deputados, vereadores, senadores, secretários, presidente da República, todos os funcionários públicos”, afirmou. O contracheque que recebe da Câmara dos Deputados mostra que o parlamentar teve, em abril, subsídios de R$ 26,7 mil brutos e R$ 17,1 mil líquidos.
O pessedista afirmou que existem alguns mitos na internet que devem ser banidos. “Quero desmentir alguns fatos que já vi nas redes sociais. Dizem que parlamentares não pagam INSS, FGTS e que temos pagamento de horas extras. Tudo é mentira”, asseverou.
Da Assessoria