Preocupados com a má utilização do lago de Palmas, o deputado federal César Halum (TO) e o secretário de Agricultura da capital, Roberto Sahium, estiveram na tarde de terça-feira (12), no gabinete do ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, para apresentar o Projeto de Desenvolvimento da Piscicultura Sustentável. A proposta consiste na criação de peixes de diversas espécies, inclusive o Tambaqui liberado pelo Ibama, em tanques rede.
“Esse projeto é socioeconômico, vai gerar mais renda e dará oportunidade para as classes média e baixa terem o peixe como alimento diário, pois reduzirá significantemente seu preço para o consumidor final”, defendeu Halum.
Na audiência, o ministro Marcelo Crivella autorizou a construção de um parque aquícola no lago de Palmas, que poderá ser aproveitado por pescadores e pequenos produtores rurais para a criação de peixes. O ministério é o responsável por liberar a utilização das águas de rios e lagos da União. A iniciativa permitirá ao Estado dar continuidade ao projeto apresentado pelos parlamentares.
“Fiquei extremamente entusiasmado com a proposta apresentada. Já sou apaixonado pelo projeto de piscicultura de Porto Alegre do Tocantins e do projeto Tamborá em Almas, ambos do secretário Roberto Sahium. Esse será só mais um trabalho bem sucedido em favor da piscicultura brasileira”, disse Crivella.
César Halum ainda solicitou apoio ao ministro para a implantação de projetos de psicultura para municípios que apresentarem aptidão e necessidade de geração de renda como Araguatins e São Sebastião na região do Bico do Papagaio e Xambioá.
“Deixei o ministério convicto de que encontramos mais um parceiro pelo desenvolvimento e crescimento do Tocantins”, concluiu o deputado.
Da Assessoria