O deputado Sérgio Zveiter (RJ), vice-líder do PSD, foi pré-indicado pela deputada Luiza Erundina (PSB-SP) como membro da Subcomissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça. Nessa terça-feira (13), a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) aprovou a oficialização do grupo, idealizado por Erundina, que acompanhará os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade, criada pelo Poder Executivo para apurar violações de direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988 (Ditadura Militar).
O órgão terá, entre suas atribuições, o papel de encaminhar à comissão informações e documentos sobre violações de direitos humanos sofridos por parlamentares e servidores da Câmara no período investigado. “Será um trabalho importante para que fatos que precisam ser esclarecidos apareçam e ajudem no aprimoramento da democracia brasileira”, afirmou Zveiter.
O colegiado poderá organizar seminários, audiências públicas ou diligências na própria Câmara e nos estados. A subcomissão será composta por 11 titulares e 11 suplentes. Os nomes serão oficializados no próximo dia 21.
Luís Lourenço