“Os reservatórios responsáveis pelo abastecimento de água em São Paulo estão com níveis baixíssimos, o que aumenta a preocupação com uma possível escassez”. Com esta preocupação, o ex-líder do PSD, deputado Guilherme Campos (SP), apresentou, nesta quarta-feira (12), requerimento de audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC), que aprovou a realização da reunião.
De acordo com o parlamentar, o relatório divulgado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp) alerta que, se este cenário de estiagem do Sistema Cantareira, que abastece a Grande São Paulo e a região de Campinas, continuar, a água pode acabar ainda nesse semestre.
“O objetivo da audiência é aproveitar o momento de emergência e discutir as medidas que podem ser implantadas para sanar a situação. Precisamos definir como serão feitos os investimentos; a promoção de campanhas de racionamento e conservação da água; a construção de reservatórios; e a aceleração das obras em andamento. Nunca imaginei que tivéssemos que acionar o Dnocs [Departamento Nacional de Obras Contra as Secas] por falta de água em São Paulo”, expôs Guilherme Campos.
Serão convidados para a reunião representantes da Agência Nacional de Águas (ANA); Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo; Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp); Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ); e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
A audiência ainda não tem data agendada.
Carola Ribeiro