O pessedista Jefferson Campos (SP) apresentou na Câmara, projeto (PL 5.336/16) que acrescenta à Lei nº 9.394/96 – que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional – a inclusão da disciplina “Teoria da Criação” no curriculo do ensino fundamental e médio. Segundo o deputado, a proposta tem o objetivo de garantir a manifestação de pensamento de todo cidadão.
Para o deputado, a democracia brasileira deve proporcionar a todos o direito de cada um conhecer as diversas teorias existentes sobre a origem da vida para escolher em qual acreditar. “Não é racional, lógico, científico e tampouco pedagógico, ensinar nas escolas apenas o evolucionismo como teoria da criação do Universo. Isso é limitar o conhecimento dos nossos alunos, especialmente sabendo que a doutrina criacionista é predominante em nosso país.”
Atualmente nas escolas, o que vigora é a teoria do evolucionismo darwinista, que transmite a ideia geral de que a vida se originou de uma célula primitiva que se pôs em movimento com os processos do Big Bang (Grande Expansão do Universo). “Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que no Brasil, 86,8% da população é cristã e acredita na Teoria Criacionista”, destaca o parlamentar.
A medida tramita em regime ordinário e está em análise pela Comissão de Educação da Câmara.
Diane Lourenço