Bornier quer maior participação de jovens em debates sociais e políticos

Deputado Felipe Bornier (RJ) - Foto: Heleno Rezende

Deputado Felipe Bornier (RJ) – Foto: Heleno Rezende

O deputado Felipe Bornier (RJ), segundo-secretário da Câmara, afirmou, nesta terça-feira (3), em comissão geral que debateu políticas públicas para a juventude, que a participação de jovens em discussões de cunho político e social é uma das ferramentas mais importantes da democracia brasileira.

Um dos parlamentares que mais tem incentivado a participação deste público nas decisões políticas do país, Bornier ressaltou que a juventude tem papel fundamental na formação de novos representantes do povo. “Não basta criticar. Quem não está satisfeito com o seu deputado, prefeito ou governador, ajude na conscientização e na mobilização de jovens que pensam da mesma forma”, disse.

Em seu discurso, o parlamentar lembrou que a Câmara conta com um número representativo de jovens deputados – com idade inferior a 40 anos. “São quase cem parlamentares desenvolvendo papel de liderança, atuando nas comissões permanentes e de inquéritos ou ainda envolvidos em relatorias e análise de medidas provisórias”, exemplificou.

Bornier também incentivou que a juventude procure ingressar em ações que visem à aproximação do Parlamento com a sociedade. “Conheçam o Estágio-Visita, o Estágio-Participação. São programas que oferecem a possibilidade de conhecer o funcionamento dessa Casa e o papel que os parlamentares exercem.”

O Estágio-Visita já atendeu mais de 14 mil jovens em dez anos. Já o Estágio-Participação, lançado em julho deste ano, possibilita que alunos de todo o Brasil passem uma semana acompanhando de perto o dia a dia do Parlamento.

Renan Bortoletto

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *