O deputado Felipe Bornier (RJ) participou, nesta quarta-feira (19), de audiência pública que recebeu o ministro da Saúde, Arthur Chioro, para debater o andamento do programa Mais Médicos, na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC). “Estamos exercendo nosso papel ao trazer transparência para a população. Todos desejam mais informações sobre o programa”, afirmou Bornier.
Após a exposição do ministro, Bornier disse ser favorável ao programa, mas ressaltou que ainda é necessário incentivar a criação de faculdades de medicina nas regiões mais necessitadas do país e de mais vagas de residência, além de valorizar, com melhores salários e carreira, os profissionais brasileiros.
“Não podemos ficar debatendo apenas o aumento deste programa que traz estrangeiros para o Brasil. Precisamos focar no futuro, criar mais vagas de residência para que os médicos das áreas remotas passem a ocupar esse espaço ocupado hoje por médicos cubanos”.
Durante a audiência, o ministro entregou à comissão cópia do termo de cooperação entre Brasil e Cuba intermediado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Em sua fala, Chioro afirmou que existe satisfação por parte dos profissionais cubanos em participar do programa. “Tivemos apenas 0,09% de desistência entre eles”, afirmou.
Outra informação dada pelo ministro é a de que a remuneração dos profissionais do programa será reajustada para cerca de R$ 3 mil. Chioro também alegou que estados como o de Roraima e Mato Grosso estão, graças ao Mais Médicos, instalando equipes de saúde da família, que prioriza tratamentos preventivos, e ampliando o atendimento à população.
Verônica Gomes
1 Comentários