O deputado Felipe Bornier (RJ) utilizou a tribuna, nesta quarta-feira (1º), para registrar que o recurso apresentado contra a apreciação conclusiva do Projeto de Lei 2.431/11, de sua autoria, foi rejeitado. A proposta libera a venda de inibidores de apetite compostos por sibutramina, anfepramona, femproporex ou mazindol.
“Conseguimos, enfim, levar esse debate para o Senado e aproveito esta oportunidade para pedir serenidade aquela Casa para avançar e resgatar esse direito dos pacientes que tratam a obesidade no Brasil. Esses medicamentos são comercializados no país há mais de 50 anos e instituições como o Conselho Federal de Medicina, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a Associação Brasileira de Nutrologia, entre outros, defendem, o retorno da comercialização.”
Bornier pontuou que a obesidade é responsável por desencadear doenças como diabetes, depressão, problemas respiratórios e cardiovasculares. “Temos que resgatar o direito de milhares de pacientes, ainda mais agora, que o Ministério da Saúde anunciou que 52% da população tem sobrepeso. A proibição aumentou as vendas no mercado negro, então reforço a necessidade da votação da proposta o mais rápido possível.”
Carola Ribeiro
1 Comentários