Banda Larga: Arolde cobra dados sobre qualidade do serviço

Deputado Arolde de Oliveira (RJ) - Foto: Cláudio Araújo

Em audiência pública realizada pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, nessa terça-feira (18), o deputado Arolde de Oliveira (RJ) destacou que falta mais transparência na divulgação das aferições de qualidade dos serviços de banda larga prestados pelas operadoras de telefonia móvel em todo país. “O usuário não tem parâmetros para classificar a qualidade do serviço. A satisfação do usuário acaba sendo subjetiva, psicológica. É uma situação que não oferece argumentos para que ele cobre a operadora”, salientou.

Para o parlamentar, questões como o acesso ao número de conexões interrompidas por dia, por exemplo, pode garantir mais segurança ao serviço pago pelo usuário. “É preciso fazer medições. Hoje está tudo conectado. A interrupção do serviço do assinante, por exemplo, é uma coisa que pode ser mensurada”.

A discussão foi proposta pela Subcomissão de Banda Larga. Arolde destacou ainda, que melhor do que discutir e cobrar das operadoras, é fazer com que os usuários tenham elementos para negociar. “Quando você tem números, você sabe na realidade o que está acontecendo. A empresa pode dizer qualquer coisa, mas o consumidor terá mais condições de exigir a qualidade mínima pelo serviço prestado”.

Danielle Marques

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