Com a presença de diversos representantes da bancada federal do PSD, Guilherme Afif Domingos assumiu, nessa quinta-feira (9), em Brasília, o cargo de ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa.
Líder do PSD na Câmara, o deputado Eduardo Sciarra (PR) enfatizou a brilhante carreira que levou Afif ao cargo e afirmou que a população brasileira será a maior beneficiada com a indicação. “O ministro dará uma grande contribuição para o país. É a maior autoridade no assunto”.
O deputado declarou ainda ser uma honra ter no partido um profissional como Afif, mas ressaltou que a participação dele no ministério não altera a posição da sigla. “A nossa decisão partidária independe desta escolha. Vamos continuar a atuar no Congresso Nacional com independência”, afirmou.
A opinião foi reforçada pelo ex-líder, Guilherme Campos (SP). “O PSD mantém sua bandeira de independência ao governo e à oposição”. O parlamentar aproveitou a cerimônia para elogiar a escolha de Afif pela Presidente Dilma Rousseff. “É uma escolha extremamente qualificada e apropriada. É alguém que ao longo de toda sua vida política defendeu a bandeira da micro e pequena empresa”, analisou.
Visivelmente emocionado, Afif Domingos agradeceu a confiança da presidente Dilma Rousseff em indicá-lo e lembrou de todo o processo de regulamentação, da qual fez parte, das micro e pequenas empresas no país. O ministro também ressaltou que sua escolha não significa a adesão do PSD à base do governo.
“Micro e pequena empresa não é bandeira partidária, é bandeira nacional e temos que nos unir em torno desse objetivo. Vamos percorrer o Brasil inteiro e conseguir muitas coisas, como a desburocratização. Esse não será o ministério da verba, será o ministério do verbo”, afirmou.
Dilma Rousseff saudou o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e lembrou que não existia outro nome, se não o de Afif Domingos, para comandar a pasta. “Afif é a pessoa certa para o lugar certo. É um reconhecimento de direito. O ministro formulou e construiu a pauta da microempresa no país”, declarou.
Os deputados Paulo Magalhães (BA), Junji Abe (SP), Walter Ihoshi (SP), Eleuses Paiva (SP), Fábio Faria (RN) e Moreira Mendes (RO) também compareceram ao evento. “Eu admiro esse cidadão brasileiro, que possui a característica de tirar as ideias do papel e executar”, ressaltou Junji.
UGT
Braço sindical do PSD, a União Geral dos Trabalhadores (UGT) foi lembrada na posse do novo ministro. Afif e Dilma saudaram o presidente da UGT e do PSD Movimentos, Ricardo Patah, e destacaram a importância da criação da pasta para todos os trabalhadores.
“Para nós trabalhadores, a criação deste ministério, ainda mais na mão de Afif, pessoa que ajudou a construir o setor, vai ajudar o país a crescer com sustentabilidade”, afirmou Patah.
Luís Lourenço
[audio:http://www.psdcamara.org.br/audio/lider_sciarra_bancada_do_psd_participa_de_posse_de_afif_como_novo_ministro_09_05_2013.mp3]