Os deputados Danrlei de Deus (RS), Herculano Passos (SP), Indio da Costa (RJ), Jefferson Campos (SP), Joaquim Passarinho (PA), Marcos Montes (MG), Paulo Magalhães (BA), Rômulo Gouveia (PB) e Sergio Zveiter (RJ) foram escolhidos como vice-líderes do PSD para o ano de 2015. Os nomeados devem auxiliar o líder, Rogério Rosso (DF), nas atividades legislativas, entre elas, as que acontecem em plenário e nas comissões temáticas da Casa.
Para Indio da Costa, os vice-líderes terão a importante missão de unir a bancada e dar forma às convicções do partido. “O período mais importante para o PSD é o que estamos vivendo agora, em que acabamos de sair das nossas primeiras eleições majoritárias. O trabalho realizado aqui, no Congresso Nacional, vai mostrar à população as nossas posições e opiniões”, afirmou.
Jefferson Campos destacou a importância dos vice-líderes para solidificar os ideais pessedistas. “Será um ano de muitas decisões. Precisaremos que a bancada demonstre toda a sua maturidade e responsabilidade para o enfrentamento das questões que exigem firmeza e coerência pelo bem da nação.”
Paulo Magalhães, que também é vice-líder do governo na Câmara, pretende atuar em nome da bancada e do governo para atender aos interesses dos cidadãos brasileiros. “Vamos articular para dar votação expressiva àqueles projetos mais importantes para a sociedade.”
Solidificar pensamentos e opiniões referentes aos temas de interesse da população é o que pretende Marcos Montes. “A tarefa é ajudar o líder para que, junto com a bancada, possamos construir o posicionamento do partido. Nossas convicções são aquelas que vão proporcionar ao Brasil condição de vencer os desafios.”
Para Sergio Zveiter e Danrlei de Deus, o principal objetivo é contribuir com o andamento dos trabalhos legislativos. “Quero colaborar, principalmente, nos trabalhos realizados nas comissões temáticas, como a de Constituição e Justiça e na reforma do Poder Judiciário”, apontou Zveiter.
Danrlei ressaltou que tem muito a ajudar para a celeridade de propostas relacionadas às áreas de esporte e educação. “Nessa vice-liderança poderei ajudar na tomada de decisões e aos colegas que ainda não têm opinião formada sobre esses temas, principalmente nesse ano de pré-olimpíada”, ponderou.
Joaquim Passarinho frisou a importância da união dos parlamentares que compõem a sigla. “Pretendo sempre ouvir e articular para que o desejo de todos prevaleça”. Herculano Passos compartilha da opinião. “Vamos edificar um partido forte, coeso e com muita responsabilidade com o Brasil.”
Rômulo Gouveia, por sua vez, disse sentir-se honrado. “A missão é honrosa e o desejo é de poder ajudar no fortalecimento da bancada e da unidade partidária”, concluiu.
Danrlei de Deus
Com base política em Porto Alegre (RS), o deputado tem atuação nas áreas de esporte e turismo. Ex-jogador do Grêmio, Atlético-MG e da seleção brasileira, o deputado Danrlei de Deus Hinterholtz está em seu segundo mandato como deputado federal.
Herculano Passos
É empresário e está em seu primeiro mandato como deputado federal. Já foi vereador e prefeito de Itu por duas legislaturas. Na Câmara dos Deputados atua nas áreas da saúde e defesa dos municípios. Uma de suas principais realizações enquanto prefeito de Itu foi a vacinação gratuita contra o HPV, em 2010, para todas as meninas de 10 e 11 anos.
Indio da Costa
Advogado pós-graduado em políticas públicas, foi vereador no Rio de Janeiro, comandou as Secretarias de Administração e de Esportes da Prefeitura, além de Secretário de Meio Ambiente do estado. Nas eleições presidenciais de 2010, foi candidato a vice-presidente. Atua em favor da educação, saúde, aumento da qualidade na gestão dos serviços público e meio ambiente. Um dos principais objetivos é levar a plenário o projeto de lei que institui o Código de Defesa do Eleitor. O texto prevê sanções a políticos que não cumprirem suas promessas de campanha.
Jefferson Campos
Está em seu quarto mandato na Câmara dos Deputados. Advogado e radialista, o parlamentar é natural de Ourinhos, no interior paulista, e já foi vereador por Sorocaba, sua base política, e Secretário de Ação Política do Estado de São Paulo.
Joaquim Passarinho
Arquiteto e natural de Belém, Passarinho iniciou sua carreira política em 1988 quando foi eleito vereador da capital, cargo que exerceu por três mandatos. Como presidente da Câmara de Vereadores (2001-2002) deu início à construção da nova sede da casa. Em 2002, eleito deputado estadual, foi convidado para assumir a Secretaria Estadual de Obras. No ano de 2006 foi reeleito ao cargo e, em 2011, novamente ocupou a cadeira de secretário de Obras. Em sua gestão, promoveu a valorização de empresas locais por meio da regionalização de obras, o que contribuiu para o aumento da taxa de emprego.
Marcos Montes
Mineiro de Sacramento, está em seu 3º mandato. Médico formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi prefeito e secretario municipal de Esportes e Turismo em Uberaba, cidade em que mantém sua base política. Atualmente é presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária.
Paulo Magalhães
Soteropolitano de nascimento, Paulo Magalhães está em seu 5º mandato consecutivo. Administrador de Empresas, o parlamentar já havia atuado anteriormente como deputado estadual. Também já foi vice-líder do PSD na legislatura anterior.
Rômulo Gouveia
É administrador, bacharel em direito e servidor público. Sua trajetória política teve início em 1992, quando foi eleito vereador em Campina Grande sendo reeleito em 1996. Em 1998, assumiu o cargo de deputado estadual reelegendo-se em 2002. Foi presidente da Assembleia Legislativa e, em 2006, foi eleito deputado federal pela primeira vez. Em 2010, tomou posse como vice-governador da Paraíba e, em 2015, retorna à Câmara dos Deputados.
Sergio Zveiter
É natural da cidade de Niterói. Advogado, o parlamentar já foi presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB-RJ). Ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva e Secretário de Trabalho e Renda do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Zveiter foi eleito pela segunda vez para a Câmara dos Deputados.
Renata Guimarães