O deputado Guilherme Campos (SP), vice-líder do PSD, solicitou a realização de audiência pública para discutir as políticas públicas específicas do atual governo para proteger as fronteiras brasileiras, tendo em vista os crescentes problemas de segurança pública registrados.
Segundo o parlamentar, “a precariedade das fronteiras está na raiz de muitos problemas que assolam o Brasil”. Em seu pedido, Guilherme apresentou dados do Sindicato dos Policiais Federais do Paraná (Sinpef-PR) que mostram que o país deveria contar com 1,5 mil policiais somente para a fronteira do Estado, mas que o total, hoje, não passa de 500 agentes.
O requerimento 141/13 foi aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC), nessa quarta-feira (11). O debate será realizado em conjunto com as comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; e de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.
Serão convidados representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça; da Receita Federal do Brasil; do Sindicato dos Policiais Federais do Paraná (Sinpef-PR); do Departamento da Força Nacional de Segurança Pública; da Polícia Federal; da Polícia Rodoviária Federal; e do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais do Paraná.
A audiência ainda não tem data definida.
Verônica Gomes