Audiência vai discutir crise hídrica em São Paulo

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio aprovou, nesta quarta-feira (29), requerimento do ex-líder do PSD, deputado Guilherme Campos (SP), para a realização de audiência pública sobre o fornecimento de água nos municípios de São Paulo abastecidos pela bacia hidrográfica formada pelos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. O parlamentar se mostrou muito preocupado com a crise hídrica que acomete o estado.

Campos explica que o objetivo da audiência é aproveitar o momento de emergência e discutir as medidas que podem ser implantadas para apaziguar a situação. “É preciso saber como está a definição de investimentos, se é preciso dar início ao racionamento em outras cidades, nível de conservação da água, construção de reservatórios e aceleração das obras em andamento.” Segundo ele, outra medida que merece ser discutida é a reestruturação da rede para evitar perdas entre a captação da água até a chegada à casa do consumidor. “Há notícias de empresas em que o nível de desperdício chega a 40%.”

Serão convidados para participar da audiência, com data ainda a ser definida, representantes da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), do Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo; da Universidade de São Paulo (USP), do Ministério Público do Estado de São Paulo e do Ministério Público Federal.

Será a segunda audiência realizada a pedido de Guilherme Campos sobre o tema. A primeira aconteceu em abril deste ano, antes da situação do fornecimento de água se agravar. “Nessa primeira foram apontados todos os problemas e nenhuma providência foi tomada. Então, queremos saber agora, por parte das autoridades responsáveis no estado, quais ações serão adotadas para que se evite esse prenúncio de caos, de apocalipse”, finalizou.

Renata Guimarães

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *