A Comissão de Desnvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara aprovou, nesta quarta-feira (27), requerimento do líder do PSD, Guilherme Campos (SP), para a realização de audiência pública que deve debater a infraestrutura dos aeroportos brasileiros, principalemnete para a Copa do Mundo de 2014.
Para esclarecer também os gargalos do setor, os investimentos e as concessões aeroportuárias, foram convidados o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Wagner Bittencourt; o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e os presidentes da Tam, Gol e Azul.
Na visão de Campos, “a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, aliados ao crescimento do número de usuários de transporte aéreo em virtude da liberação dos preços das passagens no mercado doméstico, vem demandando uma infraestrutura aeroportuária ágil e eficiente que o País não possui”.
Ainda segundo o líder, “o aumento da concentração das operações nos maiores aeroportos evidencia a saturação da infraestrutura ocasionada pela falta de investimentos. É por isso que queremos ouvir das autoridades o que está sendo feito para melhorar a infraestrutura aeroportuária do país com vistas a estes dois eventos”.
A recente concessão dos aeroportos à iniciativa privada é assunto preocupante para o líder do PSD que pretende ver alcançada uma maior eficiência na gestão aeroportuária, melhoria na infraestrutura e na qualidade dos serviços prestados nos próximos anos.
“É importante, é necessário esclarecer o real papel do Estado no sentido de garantir os direitos dos usuários e a segurança operacional dos aeroportos”, concluiu.
A data da audiência ainda não foi marcada.
Da Redação
1 Comentários