Audiência pública discute uso de biodiesel

Deputado Evandro Roman (PR) - Foto: Lucio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados

Deputado Evandro Roman (PR) – Foto: Lucio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados

A comissão especial que analisa o Projeto de Lei (PL) 1.013/11 que regulamenta a produção e comercialização de veículos leves movidos a diesel discutiu, em audiência pública realizada nesta quarta-feira (2), o uso do biodiesel. O relator da matéria, deputado Evandro Roman (PR) avaliou que os parlamentares devem dar atenção a questão ambiental.

O parlamentar explicou que com a adição de biodiesel à mistura do diesel tradicional haverá redução na emissão de poluentes. Mas, a questão da poluição ainda sim existe para qualquer combustível. “Em nosso relatório, temos que buscar um equilíbrio entre todas as hipóteses que nos são apresentadas relacionadas à mistura de etanol ou de biodiesel ao diesel convencional”, disse Roman.

O gerente de economia da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Daniel Furlan, apresentou à comissão dados sobre a produção de combustível no Brasil. Segundo o especialista, o país já é o segundo produtor mundial do combustível de origem vegetal, atrás apenas dos Estados Unidos.

Furlan destacou que a adição do biodiesel ao diesel comum pode reduzir a emissão de poluentes em até 14.5%. “À medida que tivermos a possibilidade de uso nos veículos leves, beneficiaremos a agricultura e a indústria. E todos sairão ganhando com redução da poluição e também melhoria das condições econômicas que é o que o país tanto precisa hoje.”

Demétrius Crispim

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *