O deputado Átila Lins (AM) foi escolhido, no sábado (17), o novo representante de 22 países da América Latina e Caribe (GRULAC) junto ao Comitê Executivo da União Interparlamentar (UIP), com mandato para o período 2015-2019. O grupo, formado por oito membros, é responsável pelo tratamento dos principais temas interparlamentares mundiais e da agenda internacional do comitê. A escolha foi feita durante a 133ª Assembleia da União Interparlamentar, em Genebra, na Suíça. Há dez anos o país não ocupava esse cargo.
Lins recebeu apoio de todos os representantes dos parlamentos latinoamericanos e caribenhos presentes à reunião. Segundo ele, questões importantes sobre o desenvolvimento, a democracia, os direitos humanos e a busca de soluções para problemas que afetam o mundo serão tratados também sob a perspectiva brasileira. “Será um oportunidade para promover os interesses da região e do Brasil na União Interparlamentar”, afirmou.
O comitê orienta o conselho diretivo da UIP, órgão de decisão política da entidade, em temas relacionados à realidade internacional, comércio e mudanças climáticas. Trata ainda da adesão de novos parlamentos, sessões e agenda de trabalho, além de propor o programa de trabalho e orçamento anuais da União e controlar a administração do secretariado.
A União Interparlamentar é uma organização internacional voltada a promover o diálogo, a cooperação e ações conjuntas sobre temas de importância internacional. Criada em 1889, a UIP trabalha pelo fortalecimento de instituições representativas e desenvolve diversas iniciativas em estreita cooperação com a Organização das Nações Unidas (ONU).
O deputado Joaquim Passarinho (PA), vice-líder do PSD, também integra a delegação do Congresso Nacional presente à assembleia que segue até quarta-feira (21).
Da Assessoria