O deputado Arolde de Oliveira (RJ) comemorou em plenário, nesta quarta-feira (2), a obra recém-iniciada do polo de produção de pesquisa tecnológica do Exército Brasileiro. Segundo o deputado, o projeto foi idealizado nos anos 80 e retomado recentemente com o apoio do Governo Federal, do Governo Estadual e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
“O Exército Brasileiro, fiel às suas tradições pioneiras de excelência nas áreas do ensino, da ciência e da tecnologia, se ajusta, adequadamente, para continuar contribuindo de forma efetiva no atendimento das demandas da nação brasileira neste tempo de pós-modernidade”, disse Arolde.
Até 2025, cerca de 1,2 bilhão de reais serão investidos na construção do Polo em Guaratiba (RJ). Dentre as razões para o investimento estão a defesa estratégica dos recursos naturais do país, o desenvolvimento de armas com tecnologia nacional e o progresso em áreas como logística, química e saúde.
Caberá ao Ministério da Educação a construção do complexo. Além dos recursos orçamentários programados, será adotado o modelo de participação público privada.
Verônica Gomes