Arolde diz que liberdade de imprensa e expressão são bases da democracia

Deputado Arolde de Oliveira (RJ) - Foto: Cláudio Araújo

Em audiência pública realizada pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, nessa terça-feira (28), o deputado Arolde de Oliveira (RJ) destacou que a liberdade de imprensa e expressão são as bases da democracia. “Vivemos em um mundo de informação que não deve ser controlada. Cada vez mais o momento é de criação, criatividade e inovação. Ao estabelecermos qualquer tipo de restrição sobre conteúdos, estaremos cerceando o desenvolvimento pleno da sociedade”, salientou.

Ricardo Pedreira,  diretor executivo da Associação Nacional de Jornais (ANJ), lembrou que a entidade defende uma liberdade mais ampla, uma vez que se trata de direitos e valores fundamentais da sociedade brasileira e não apenas dos jornais ou jornalistas. “Consideramos que a Constituição de 88 traduz da melhor forma as aspirações referentes à liberdade de imprensa. Ela determina, com muita clareza, os grandes princípios que nosso país deve seguir nesse que é um aspecto fundamental da democracia”, salientou.

A discussão foi sugerida em razão da comemoração no dia 3 de maio do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas. A data, inspirada pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, procura mostrar a necessidade de independência da mídia como princípio para uma democracia efetiva.

Jaque Basseto

[audio:http://www.psdcamara.org.br/audio/dep_arolde_de_oliveira_liberdade_de_imprensa_e_expressao_28-05-2013.mp3]

[Baixar arquivo de áudio]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *