Temas ligados à saúde pública e que estão em debate no Congresso Nacional ganharam um novo aliado. O deputado José Augusto Curvo (MT), que anunciou sua filiação junto à bancada do PSD, trata o assunto como prioridade em seu mandato parlamentar.
“Sempre lutei pela área da saúde no meu estado e no PSD vejo condições melhores para avançar em algumas questões. Precisamos resolver a falta de leitos nas unidades de terapia intensiva. É um absurdo que, em muitos casos, as pessoas precisem entrar na justiça para conseguir determinado atendimento.”
Formado em medicina, José Augusto Curvo disse que sempre teve uma ligação muito forte com o PSD. “A minha família sempre esteve engajada com a legenda. Silvio Curvo, um tio que já faleceu, foi um dos primeiros médicos de Cuiabá e eleito senador pelo partido na época em que o Congresso Nacional funcionava no Rio de Janeiro.”
Nesta legislatura, o pessedista afirma que vai lutar pela aprovação de um projeto que ele mesmo denominou de ‘lei Rouanet da saúde’. “Se uma empresa paga R$ 100 mil de imposto de renda, é possível separar 5% desse valor da dedução e aplicar na saúde. Isso gera um interesse por parte das empresas e é uma forma de ajudar o ministério da saúde, que só em 2016 teve um corte no orçamento de R$ 9,8 bilhões”, informou. A proposta, segundo ele, deve ser apresentada na próxima semana.
José Augusto Curvo também atuou como secretário de saúde do estado do Mato Grosso entre os anos de 1986 e 1987.
Renan Bortoletto