A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou, nesta segunda-feira (22), o relatório setorial da agricultura e desenvolvimento agrário do líder do PSD, deputado Moreira Mendes (RO). A proposta foi incorporada ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 13/14 analisado pelo colegiado.
O relator dividiu o total de R$ 799 milhões para atender emendas apresentadas por parlamentares, bancadas e comissões. Conforme Moreira, as emendas sugeridas são, principalmente, para fomentar o setor agropecuário, que engloba, entre outras atividades, a aquisição de máquinas e a recuperação de estradas vicinais.
“Procuramos atender as necessidades e interesses do setor, que é um dos responsáveis por manter a economia do país. Além de recursos para fomento, fortalecemos também a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico”, justificou Moreira.
Ele enfatizou ainda que o relator geral da PLOA acatou sugestão de apresentar duas emendas no valor total de R$ 80 milhões para contemplar a agricultura familiar e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Jaque Bassetto