O Projeto de Lei 4751/12, de autoria conjunta dos deputados Heuler Cruvinel (GO) e Onofre Santo Agostini (SC), foi aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) por unanimidade nessa quarta-feira (7). A proposta obriga a instalação, por parte das concessionárias de energia, de pontos de recarga para veículos elétricos em vias públicas e ambientes residenciais e comerciais. Segundo os parlamentares, o objetivo é evitar que o mercado brasileiro fique as margens das mudanças e inovações tecnológicas da indústria automobilística.
“É um projeto objetivamente simples. Vamos instalar vários pontos de recarga em hospitais e estacionamentos das grandes cidades brasileiras, onde tiver público e o carro elétrico precisar ser carregado”, explicou Onofre.
“A Europa tem hoje 1,5 mil postos de recarga para veículos elétricos. Rio de Janeiro e em São Paulo também já possuem alguns. Várias montadoras já oferecem carros híbridos que estão começando a se espalhar por todo país”, pontuou o deputado Heuler.
Para o relator do projeto, deputado Junji Abe (SP), a proposta trará melhorias para o meio ambiente com a redução de gás carbono e também da poluição sonora. “Veículos movidos a eletricidade usam energia limpa, sem nenhuma poluição. E nossos ouvidos vão agradecer se não tivermos mais ruídos na cidade”.
A proposta segue em caráter conclusivo para as comissões de Minas e Energia e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Danielle Marques