A Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (5), a proposta do deputado Dr. Paulo César (PSD-RJ) que autoriza o Porto de Forno, localizado no município de Arraial do Cabo (RJ), a ser importador e exportador de biocombustíveis.
Paulo César afirmou que o consumo de biocombustíveis, como Etanol e o Biodiesel, tende a aumentar consideravelmente nos próximos anos, e que medida que impulsionará o mercado brasileiro.
“Além do Brasil e dos EUA, que são maiores produtores mundiais de etanol, há indicativos de que outros países vão adotar mecanismos para a viabilização do uso de combustíveis produzidos a partir de fontes renováveis”, justificou.
O parlamentar carioca lembrou, ainda, da importância ecológica da proposta.
“Os biocombustíveis ajudam a diminuir a poluição local pela redução das emissões provocadas pela queima de combustíveis fósseis, além de poderem contribuir para o clima da Terra, uma vez que o seu consumo e seu processo de produção podem reduzir as emissões líquidas de gases que agravam o efeito estufa”.
Em sua justificativa, Dr. Paulo César afirmou que a região do Porto de Forno possui totais condições de infraestrutura para receber a função. Segundo ele, a localização permitirá que estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, tornem-se grandes exportadores de biocombustíveis.
O texto segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).
Da Redação
Ouça a matéria:
[audio:http://www.psdcamara.org.br/audio/dep_dr_paulo_cesar_exportacao_de_biocombustiveis_06_12_2012.mp3]