A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou a criação do Dia Nacional da Música Gospel, comemorado em 9 de junho (PL 3090/23). A proposta é de autoria do deputado Raimundo Santos (PSD-PA) e teve parecer favorável da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ).
A proposta segue para o Senado Federal, a não ser que haja recurso para o Plenário da Câmara.
Raimundo Santos afirma que a data valoriza a cultura e a religiosidade dos brasileiros. Segundo o deputado, o reconhecimento da data gera conforto mental e espiritual. Ele é músico e tem várias composições de música gospel.
“A música gospel ganhou imensa relevância no Brasil nas últimas décadas. Ela não apenas tem sido parte importante da disseminação da religiosidade evangélica entre nós, como tem tocado a sensibilidade de pessoas de outras denominações religiosas que se abrem a seu apelo artístico e espiritual”, afirma o parlamentar.
O setor, segundo ele, também tem impactos econômicos relevantes para o País. “Trata-se de um ramo relevantíssimo da indústria fonográfica, musicalmente rico e diversificado”, destacou.
Carlos Augusto Xavier