A Comissão de Cultura da Câmara dos deputados aprovou o Dia Nacional do Breaking, proposta do deputado Raimundo Santos (PSD-PA). A data será celebrada no dia 18 de novembro(PL 5991/23).
Raimundo Santos também é autor de um programa de formação para a modalidade (PL 1990/23), incluída no rol de esportes olímpicos a partir das Olimpíadas de Paris, que será realizada neste ano.
“O Brasil surge com grande potencial, dado o talento e a inventividade de nossos b-boys e b-girls”, celebra o deputado.
Dança urbana
O breakdance – também breaking ou b-boying – é um estilo de dança urbana com origem na cultura do hip-hop criada por afro-americanos na década de 1970 em Nova Iorque (EUA). No Brasil, o ritmo ganhou destaque a partir da década de 1980.
“O breaking é reconhecido como um forte instrumento de inclusão social e pedagógico nas comunidades, sobretudo aquelas de maior vulnerabilidade socioeconômica, evitando o contato de crianças e jovens com a violência urbana e a criminalidade”, ressalta Raimundo Santos.
O parlamentar paraense explica que a data escolhida para o Dia Nacional do Breaking, 18 de novembro, celebra a data do primeiro campeonato brasileiro desta modalidade, realizado nos dias 18 e 19 de novembro de 2022. “Marca a arrancada dos atletas brasileiros rumo à conquista dos pódios olímpicos”, afirma.
Tramitação
O PL 5991/23 tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Da Redação