O líder do PSD, deputado Rogério Rosso (DF), comemorou, nesta terça-feira (28), a aprovação da urgência da proposta que regulamenta a exigência de nível superior para atuar na Polícia Civil do Distrito Federal (Projeto de Lei 8.078/14). De acordo com o texto, os cargos atuais serão transformados em nível superior. Rosso destaca que a aprovação da urgência, por unanimidade, foi um reconhecimento da Câmara dos Deputados com a classe.
“Essa proposta motiva a categoria ao regularizar sua situação. Não que eles sejam diferentes dos agentes dos outros estados, mas eles são responsáveis por proteger a população do DF e por fazer a segurança de autoridades das embaixadas e dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Esperamos aprovar na semana que vem um projeto ao nível do que nossos policiais merecem por exercerem com tanta dedicação suas funções.”
O projeto prevê a exigência para os cargos de perito criminal, perito médico-legista, agente de polícia, escrivão, papiloscopista policial e agente penitenciário. A regulamentação permitirá que a categoria reivindique melhorias em suas atribuições e salários.
A votação da proposta está agendada para a próxima semana.
Carola Ribeiro