A presença de ambulâncias em locais com grande aglomeração de pessoas pode tornar-se uma medida obrigatória. Com a apresentação do relatório favorável do vice-líder do PSD, deputado Eleuses Paiva (SP), ao Projeto de Lei 5.088/13, do deputado Onofre Santo Agostini (SC), também vice-líder da sigla, a Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) aprovou a proposta, por unanimidade, nesta quarta-feira (23).
Para Onofre, a medida pode evitar o agravamento de doenças ou ferimentos. “Escutamos diariamente no noticiário que ou chegou tarde, ou não tinha ambulância. Então, estamos determinando que onde houver aglomeração esse veículo deve estar nas proximidades para que, em um eventual acidente, a vítima possa ser rapidamente socorrida”, declarou.
Eleuses parabenizou a iniciativa e afirmou que a proposta pode auxiliar o Sistema Único de Saúde (SUS), que hoje não tem essa responsabilidade. “A importância desse projeto está na briga contra o tempo, e em um primeiro socorro adequado. Em caso de problemas cardiovasculares, por exemplo, quanto mais cedo o paciente for tratado maior a possibilidade de recuperação sem sequelas. Até hoje o SUS não possui esse tipo de atendimento. Precisamos de profissionais capacitados para prestar esse serviço”.
De acordo com o projeto, as ambulâncias devem estar disponíveis nas proximidades de estádios, shows, aeroportos e manifestos, entre outros. O texto segue para análise, em caráter conclusivo, da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).
Carola Ribeiro