Abono de multa para quem ultrapassar sinal vermelho na madrugada é aprovado na CVT

Deputado Felipe Bornier (RJ) - Foto: Cláudio Araújo

A proposta foi aprovada, nesta quarta-feira (7), pela Comissão de Viação e Transporte (CVT). O autor do Projeto, deputado Felipe Bornier (RJ), explicou que durante a madrugada os índices de crime são maiores, e que ficar parado no sinal pode trazer sérias consequências aos motoristas e passageiros. O texto prevê o abono de multas para motoristas que avançarem o semáforo vermelho entre as onze da noite e cinco da manhã (PL 5.935/13).

“Temos observado em estatísticas e notícias que o número de casos de violência vem aumentando. Nessa situação [parar o carro no sinal de madrugada], o cidadão fica ainda mais vulnerável. Já vimos casos até de homicídios. Esses pardais próximos aos semáforos vêm sendo uma fábrica de arrecadação. O motorista acaba pensando duas vezes antes de proteger a si ou a sua família, por parar num momento inoportuno”, explicou.

Bornier registrou que a medida já vale em alguns estados por reivindicação popular. “Por exigência da população, as cidades de Niterói (RJ) e Porto Alegre (RS) adotaram a proposta e tem dado certo. Nosso objetivo é ampliar para todo o país”,

O texto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

Carola Ribeiro

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *