O município de Abelardo Luz, em Santa Catarina, passou a ser reconhecido, oficialmente, como a Capital Nacional da Semente de Soja. A presidente Dilma Rousseff sancionou, na última sexta-feira (9), o Projeto de Lei 2.907/11, de autoria do deputado Onofre Santo Agostini (SC), vice-líder do PSD. O município já possuía o título de Capital Catarinense da Semente de Soja desde dezembro de 2001.
“Atendemos ao pedido do sindicato dos produtores de Soja e estamos muito felizes com o reconhecimento da presidente. Isso vai ajudar na divulgação para os agricultores, trazendo benefícios e compensações como os investimentos tecnológicos que o local tanto precisa”, ressaltou o parlamentar.
Abelardo Luz está localizado na região Oeste do Estado, a 574 quilômetros da capital. O município tem pouco mais de 16 mil habitantes e, segundo Onofre, dispõe de campos que se adaptam muito bem à mecanização das lavouras, devido à planície ondulada de suas terras.
Ainda segundo o parlamentar, Abelardo Luz figura entre os maiores produtores de grãos de Santa Catarina, sendo líder na produção de milho e soja, suas duas principais atividades agrícolas. “É nessa terra de solo fértil que se produz uma das melhores sementes de soja do país, com alto índice de germinação. A área plantada atinge 35 mil hectares, com produção média de 60 sacas por hectare”, concluiu.
Danielle Marques