A Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) aprovou, nesta quarta-feira (6), por unanimidade, o pedido (Req. 117/16) do pessedista e presidente do colegiado, Jaime Martins (MG), que altera o regulamento do Prêmio Lúcio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação. Segundo o parlamentar, as alterações têm como objetivo dar celeridade e transparência aos procedimentos da premiação.
Entre as alterações, o parlamentar destaca a mudança na data de entrega do Prêmio, que tradicionalmente ocorre em outubro. “A CDU percebeu que a realização do Prêmio no mês de novembro é mais apropriada, visto que a entrega no mês de outubro pode ser prejudicada em função do calendário eleitoral.”
Além disso, o requerimento do parlamentar também pontuou mudanças na entrega das indicações dos ganhadores por e-mail, já que a limitação de tamanho da caixa postal institucional prejudica essa etapa da premiação. “Propusemos um prazo limite para a entrega das indicações. Hoje o comunicado é bem distante da data do Prêmio. Vários parlamentares manifestaram a posição de que uma data limite mais próxima ao evento seria bem vinda.”
O Prêmio
O Prêmio Lúcio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação foi criado em 2015 e será concedido a três personalidades dessas áreas, cujos trabalhos e ações merecem destaque na vida do cidadão brasileiro. Cada membro do colegiado tem direito a indicar três nomes de entidades, pessoas jurídicas e/ou profissionais. O prêmio entregue pela CDU é uma estatueta do urbanista Lúcio Costa.
Diane Lourenço