O deputado Silas Câmara (AM), vice-líder do PSD, anunciou, nessa quarta-feira (13), na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI), que o governo do Amazonas irá estabelecer parceria público-privada (PPP) para expandir a rede de telefonia móvel no Estado.
Segundo Silas, a ação foi resultado de medida conjunta com o deputado estadual Tony Medeiros (PSD-AM). “Na última licitação da rede 4G, o governo decidiu que todos os distritos no raio de 30 km, a partir da sede do município receberiam telefonia celular. Isso, para o Amazonas, não vale absolutamente nada. Por isso, procuramos o governador Omar Aziz”, justificou.
O modelo de PPP a ser utilizado já foi adotado no Espírito Santo e em Minas Gerais. Ele é baseado na parceria entre o estado e as operadoras de telefonia móvel, onde as duas partes compartilham investimentos pouco atrativos economicamente. Pela PPP, o governo do estado incentiva a implantação dos serviços por meio de linha de financiamento criada para dar suporte financeiro ao programa.
“O governo do Amazonas irá bancar a instalação em 44 distritos do Estado. Ou seja, provavelmente, nos próximos seis meses, esses distritos terão possibilidade de se transformarem em municípios, recebendo telefonia móvel”, comemorou o parlamentar.
Verônica Gomes