Em audiência pública, realizada na Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal nesta terça-feira (10), o deputado Silas Câmara (AM) defendeu a exploração sustentável de minérios no Amazonas (em especial a silvinita) como alternativa para fomentar a economia na região. O debate contou com a presença de nove prefeitos do Estado e destacou a possibilidade de tornar o Amazonas o maior produtor de potássio do Brasil, por meio desse minério.
“Minha posição é altamente favorável. O Amazonas tem hoje uma economia cem por cento pautada em três atividades econômicas: exploração de petróleo, comércio e Zona Franca de Manaus. Precisa de uma alternativa econômica”, explicou Silas.
Segundo o parlamentar, transformar a silvinita em potássio pode tornar o país autossustentável sem prejudicar a natureza ou oferecer perigos de continuidade. “Existe a possibilidade de produção ininterrupta naquela região por mais de cem anos, o que comprova que vale a pena investir muito dinheiro nesse minério. A silvinita une tanto produtores como mineradores e é o que o Estado precisa”, concluiu o deputado.
Danielle Marques