Os investimentos e medidas político-administrativas necessárias para resgatar a competitividade e o prestígio econômico dos portos de Paranaguá e Antonina ocuparam, na segunda-feira (16), em Curitiba, os debates da segunda rodada de conversações entre as entidades componentes do Fórum Permanente Futuro 10 e a bancada federal do Paraná – representada na reunião por um senador e seis deputados federais.
O fórum tem como objetivo a definição consensual das obras prioritárias para o estado, bem como das estratégias para consolidá-las. Além do setor portuário, os debates têm tratado de rodovias, ferrovias, aeroportos e dutovias.
“Hoje o Brasil tem condições de avançar no setor portuário em função da recente definição do seu marco regulatório pelo governo federal – que finalmente entendeu a necessidade da participação de investimentos privados para a modernização dos nossos portos”, afirmou o deputado Eduardo Sciarra (PR), líder do PSD. De acordo com ele, por ter um papel fundamental na participação brasileira no comércio mundial, além de uma legislação mais adequada, o setor portuário necessita de um plano nacional para o escoamento da produção. “A definição de um planejamento central e estratégico é fundamental para os portos do país se desenvolverem”, afirmou. “E estas condições hoje são reais”, completou.
Nesse sentido, o Fórum Futuro 10 aponta a necessidade de agilizar o processo de novos arrendamentos e licitações na área do porto de Paranaguá, além da ampliação do terminal, com a construção de novos cais. Melhorias nas vias terrestres de acesso ao porto, ampliação dos pátios de estacionamentos, realização de dragagens de regularização e aprofundamento no canal de acesso de navios e a modernização de equipamentos do Corredor de Exportações também estão entre as prioridades. “Estamos com nossa capacidade muito acima do normal e nossas projeções de demanda apontam que devemos crescer cerca de 200% até 2030”, disse o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA),Luiz Henrique Dividino. Segundo ele, o porto já opera no limite.
Para o coordenador do Conselho Diretivo do Fórum Futuro 10, Guilherme DöringCunha Pereira, o Estado deve aproveitar o consenso que está sendo alcançado em torno das demandas prioritárias para alavancar seu desenvolvimento. “Quanto mais conseguirmos trabalhar em conjunto, mais vamos avançar no desenvolvimento do Estado”, afirmou. “Pleiteamos que as emendas da bancada paranaense sejam destinadas para melhorar a infraestrutura de transportes do Paraná, fator fundamental para o aumento da competitividade do nosso setor produtivo e o desenvolvimento do nosso Estado”, acrescentou o presidente da Fiep, Edson Campagnolo.
Para o deputado Eduardo Sciarra, a iniciativa do Fórum Futuro 10 Paraná melhora significativamente a qualidade do diálogo entre as entidades representativas e a classe política em torno das ansiedades e necessidades da sociedade. “Esta é uma nova forma de fazer política e defendo a ampliação desse modelo para outros setores da sociedade”, avaliou. “A classe política precisa estar mais atenta e ligada no que esse tipo de organização está falando em alto e bom som”, disse.
Da Assessoria