O Hospital Evangélico de Curitiba, responsável por aproximadamente 50% dos atendimentos de urgência e emergência da cidade e Região Metropolitana; além de manter 90% dos leitos de queimados do estado, pleiteia junto a Caixa Econômica Federal (CEF) um refinanciamento para alavancar o processo de reestruturação da instituição.
O deputado federal Eduardo Sciarra (PSD-PR) esteve com o vice-presidente da CEF, Geddel Vieira Lima, para pedir celeridade ao processo de concessão do recurso para que o hospital possa dar sequencia ao planejamento econômico, estrutural e de imagem. “É um relevante serviço à saúde pública de Curitiba e é o segundo maior hospital da região. Tenho certeza que a nova direção poderá melhorar consideravelmente o atendimento à população e oferecer serviços de mais qualidade a partir do aporte de novos recursos por meio do Programa Caixa Hospitais”, defendeu o deputado durante a reunião.
Vieira Lima explicou que já analisou o processo e autorizou a concessão de empréstimo para a Sociedade Evangélica de Curitiba, mantenedora do hospital. “Estamos na fase final para contratação do recurso. Precisamos apenas votar na reunião do conselho para então assinarmos o contrato”, disse.
Nova Direção
Desde março deste ano o Hospital Evangélico está sob a direção do Dr. Jurandir Marcondes Ribas Filho, ex-presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná. Para que a CEF pudesse emprestar novos recursos à instituição, foi necessário que a administração enviasse um planejamento de reestruturação completo para que o dinheiro seja aplicado na solução de problemas financeiros e de imagem criados por gestões anteriores. Segundo ele, são atendidas aproximadamente 1,5 milhão de pessoas por ano.
Danielle Arouche